:: Visite a Bahia ::
     
     
Terça, 21/11/2017 - Hoje é dia de Oxumaré (São Bartolomeu) Renovação, crescimento e prosperidade. Contas verdes e amarelas.
Documento sem título
Carnaval
Sua História
As Entidades
Fotos do Carnaval
Suas Músicas
Programação
Dicas para o Carnaval
Próximos Carnavais



 

 

 
 
 
 
 
 
 
A origem do Carnaval vem de uma manifestação popular anterior à era Cristã, tendo se iniciado na Itália com o nome de Saturnálias - festa em homenagem a Saturno. As divindades da mitologia greco-romana BACO e MOMO dividiam as honras nos festejos, que aconteciam nos meses de novembro e dezembro. Durante as comemorações em Roma, acontecia uma aparente quebra de hierarquia da sociedade, já que escravos, filósofos e tribunos misturavam-se em praça pública. Com a expansão do Império Romano, as festas tornaram-se mais animadas e freqüentes. Na época ocorriam verdadeiros bacanais. São varias as versões sobre a origem da palavra Carnaval. No dialeto milanês, Carnevale quer dizer "o tempo em que se tira o uso da carne",já que o carnaval é propriamente a noite anterior à Quarta-Feira de Cinzas. No Brasil, o evento é a maior manifestação de cultura popular, ao lado do futebol. É um misto de folguedo, festa e espetáculo teatral, que envolve arte e folclore. Na sua origem, surge basicamente como uma festa de rua. Porém, na maioria das grandes capitais, acaba concentrado em recintos fechados, como sambódromos e clubes.
 
Dicas para o seu carnaval!
 

 

Dicas de segurança e saúde

Mesmo com toda a segurança provida pela prefeitura e entidades carnavalescas, nunca é demais tomarmos certos cuidados:

· Leve apenas dinheiro trocado e suficiente para suas despesas no dia;
· Leve também um documento de identidade, preferencialmente cópia autenticada;
· É importante ter anotado o endereço de onde está hospedado e um número de telefone para contato;
· Deixe jóias e objetos de valor no lugar em que estiver hospedado;
· Vá de tênis confortável, jamais de sandália;
· Procure andar sempre em grupo;
· Evite sair do bloco durante o percurso;
· Se precisar atravessar a rua no momento do desfile do trio elétrico, espere num local seguro a música parar ou o trio passar;
· Não leve máquina fotográfica muito cara, pois chama muito a atenção, dê preferência à descartável;
· Evite usar pochete;
· Evite levar celular, recomendamos comprar cartão telefônico e utilizar os telefones públicos;
· Combine previamente com seu grupo os locais de encontro;
· Se for dirigir, não beba;
· Passe bastante protetor solar antes de sair;
· Alimente-se bem, mas com comidas leves;
· Beba bastante líquido, preferencialmente água mineral;

Onde se hospedar durante a festa?

A infra-estrutura turística de Salvador é considerada hoje uma das mais completas e mais modernas do Brasil, principalmente no que se refere aos meios de hospedagem. Na cidade é encontrado um grande número de oferta de leitos que garante acomodações para todos os gostos e padrões, desde os Albergues da Juventude até os mais sofisticados, de categoria internacional. Conheça aqui, os hotéis, flats, pousadas, albergues e campings da cidade.
    Dica: Opte por se hospedar em locais próximos aos principais circuitos (Dodô e Osmar), como os bairros da Barra, Porto da Barra, Ondina, Vitória, Graça, Campo Grande, Canela, Garcia, além de algumas opções de hospedagem no Centro Histórico. Caso queira alugar um apartamento, também nas imediações, nesta época do ano a oferta é grande. Esta pode ser uma boa opção para quem vem em turma.

 

Como você pode brincar durante o Carnaval de Salvador

Brincar como “Folião Pipoca”
No Carnaval de Salvador só não se diverte quem não quer. Se você vem a Salvador e não vai pular em bloco e nem comprou ingressos para o camarote, não há com o que se preocupar. Você é o que chamamos de Folião Pipoca, aquele que curte na rua a passagem de todos os blocos e trios, e até mesmo da sacada de alguns prédios e casas localizadas nos circuitos.
    E você ainda pode ir atrás do trio elétrico... com atrações como Gilberto Gil, Daniela Mercury, Armandinho, além de outros grandes nomes do Carnaval de Salvador que cantam em trios independentes e sem cordas.

Dicas de locais mais freqüentados pelos foliões pipocas:
Circuito Dodô: Ladeira do Morro do Gato (em frente ao Clube Espanhol) / Caminhando para o final do circuito, em frente aos camarotes da Central do Carnaval, do Salvador 2004 e do Planeta Othon.
Circuito Osmar: No final do circuito, ao lado da Casa D’Itália

Brincar como “Folião de Bloco”
Pra quem optar por pular em bloco, há um leque de opções para a escolha daquele que você mais simpatiza. Os preços variam de acordo com o tipo de banda e quantidade de dias que o bloco vai às ruas. Os blocos de trio, como o Coruja, o Camaleão e o Beijo, por exemplo, saem durante três dias de carnaval (geralmente no domingo, na segunda e na terça-feira), no Circuito Osmar. Já os blocos alternativos, como o Nana Banana e o Côco Bambu, vão às ruas normalmente nos dias de quinta a sábado, no Circuito Dodô. E tem mais. Você também pode optar por sair todos os dias, em circuitos diferentes, pois eles funcionam em horários distintos. Se quiser e agüentar, o folião pode brincar num bloco durante o dia e à noite curtir em algum camarote. As opções são muitas e tenha certeza de que a diversão é sempre garantida.
    Acesse o site www.centraldocarnaval.com.br para saber mais a respeito de como comprar o abadá de um bloco.

Brincar nos Camarotes
A maioria dos camarotes está situada no Circuito Dodô (Barra-Ondina). Brincar o Carnaval em camarote é uma excelente opção pra quem quer badalar de forma diferente.     Muitos camarotes possuem uma rica estrutura de entretenimento, incluindo boites, salões de beleza, espaço para shows, bares e restaurantes badalados da cidade. Eles fazem uma festa à parte. E pra você que está vindo pela primeira vez, escolha um camarote que tenha uma boa visão para a rua. Assim, você curte o Carnaval de rua e do camarote que você escolheu.
 
Informações turísticas nos circuitos do Carnaval

Por todos os Circuitos do Carnaval existem postos de informações para orientar o folião e o turista. Neles você se informa desde os Pontos Turísticos da cidade até a programação dos 6 dias de folia.

Locais:
Circuito Dodô: No Farol da Barra (início do Circuito) / No final do Circuito, logo após o Ondina Apart Hotel.
Circuito Osmar: No final do Corredor da Vitória (início do Circuito) / Praça Castro Alves
Circuito Batatinha: Localizado na entrada do Elevador Lacerda.

Como se locomover até o local da festa?

O melhor seria conseguir se hospedar próximo aos locais da folia, nos Bairros do Porto da Barra, da Barra, Graça, Ondina, Chame-Chame e adjacências. Assim você não precisa se preocupar com transporte e dá tranqüilamente para se locomover a pé. Se você optar por ficar em um bairro distante, o ideal será se transportar de táxi ou pelas linhas de transporte coletivo. Existem pontos de táxi e paradas de ônibus próximos aos principais circuitos da folia.

 

 

 

 
 
SHOPPINGVISITEABAHIA

 

Documento sem título
Sites do Grupo VBTur :
VBTur :Agencia Operadora de turismo Receptivo em Salvador :Ag.receptivo Pacotes de Reveillon :Pct hospedagem
Pacotes de Carnaval : Pct hospedagem Visite a Bahia: Portal de Turismo Bahia Visite o Brasil: Portal de Turismo Brasil
Turismo TV: Webtv sobre Turismo Noticias de Turismo: Noticias s/Turismo Ofertas do Turismo: Ofertas especiais
Leilão de Turismo: Produtos turísticos Central de Escunas: Passeio às Ilhas Turismo Club: Ofertas só p/associados
Aquishow: Portal de Musica e Lazer    

Copyright 2004 -VisiteaBahia.com.br

Todos os direitos reservados à visiteabahia.com.br * É totalmente proibida a cópia total ou parcial desse site.