:: Visite a Bahia ::
     
     
Segunda, 24/04/2017 - Hoje é dia de Omolu, Obaluaiê (São Roque e São Lázaro) Deus da cura de doenças. Contas pretas e vermelhas.
Documento sem título
Carnaval
A origem
Dos Afoxés
Da Década de 70
Da Década de 80
Da Axé Music
Do Trio Elétrico
Dos Blocos
Dos Personagens
Últimos Carnavais

 

 
 
 
 
 
 
 
DA AXÉ MUSIC
 

Tudo começou com o som vindo dos tambores das entidades carnavalescas de origem africana em meados da década de 70. Nesta época, a Bahia via surgir o bloco afro " Ilê Ayiê " e o afoxé " Badauê " e acompanhava ainda o renascimento do afoxé " Filhos de Gandhy " - depois, vieram os blocos afros " Olodum e o Muzenza ".
O trabalho dos "afros" e "afoxés" com seus ritmos, cores e batuques, iria, então, exercer enorme influência nos artistas "criados" em cima dos trios elétricos, que no início dos anos 80, começavam a fazer suas produções próprias e independentes. Apesar disso, o sucesso dos novos músicos limitava-se à Bahia, graças ao incentivo e à parceria fundamentais do estúdio WR, Itapoan FM e TV Itapoan. A hora deles, no entanto, não deixaria de chegar... Em 1985, a canção " Fricote "- composta por Paulinho Camafeu e interpretada por Luiz Caldas - explodiu e derrubou as barreiras existentes na mídia do Sul e Sudeste do País e fez com que o gênero denominado axé music conquistasse todo o Brasil. Caldas e a banda Acordes Verdes abriram as portas da indústria fonográfica nacional para a música baiana. A axé music rompeu uma estrutura sólida e foi responsável pela mistura de diversos estilos musicais e rítmicos, quebrando conceitos e preconceitos na maneira de fazer o público dançar, se vestir, se comportar e se distrair. Sem falar no impulso econômico que deu à economia baiana, através do lançamento e venda de milhares de CDs, da atração de turistas, da geração de empregos diretos e indiretos e do crescimento do Carnaval de Salvador.

A explosão das canções baianas foi ainda responsável pela reinserção da música brasileira nas rádios do País, já que as programações eram recheadas apenas por sucessos norte-americanos. Foi também após o surgimento da axé music que apareceram estilos musicais genuinamente brasileiros, como o sertanejo da cidade de São Paulo, o pagode da cidade do Rio de Janeiro, a lambada do Pará e o pop da cidade de Recife. Depois do sucesso inicial, o gênero continuou se espalhando e fez surgir os carnavais fora de época nos quatros cantos do Brasil, as quais vêm se expandindo a cada ano.

Embora muitas composições tenham sido lançadas nestes 15 anos da axé music, apresentamos os 16 hits mais tocados nesta trajetória. Fontes: Jornal A Tarde, Assessoria de Imprensa - Emtursa, W.R., Ricardo Chaves (cantor e produtor do CD "Luiz Caldas e Convidados - 15 Anos de Axé) e o Jornalista Osmar Martins.

 

 

 
 
 
 
 
 
SHOPPINGVISITEABAHIA

 

Documento sem título
Sites do Grupo VBTur :
VBTur :Agencia Operadora de turismo Receptivo em Salvador :Ag.receptivo Pacotes de Reveillon :Pct hospedagem
Pacotes de Carnaval : Pct hospedagem Visite a Bahia: Portal de Turismo Bahia Visite o Brasil: Portal de Turismo Brasil
Turismo TV: Webtv sobre Turismo Noticias de Turismo: Noticias s/Turismo Ofertas do Turismo: Ofertas especiais
Leilão de Turismo: Produtos turísticos Central de Escunas: Passeio às Ilhas Turismo Club: Ofertas só p/associados
Aquishow: Portal de Musica e Lazer    

Copyright 2004 -VisiteaBahia.com.br

Todos os direitos reservados à visiteabahia.com.br * É totalmente proibida a cópia total ou parcial desse site.