:: Visite a Bahia ::
     
     
Quarta, 22/10/2014 - Hoje é dia de Iansã - Oiá ( Santa Bárbara) Deusa dos ventos e tempestades. Contas vermelho caboclo.


Documento sem título
Destinos
Baía de todos os Santos
Candeias
Itaparica
Jaguaripe
Madre de Deus
Salinas da Margarida
Vera Cruz
São Francisco do Conde

 

Previsão do tempo:
Itaparica e Região

 
Veja Previsão do Tempo
individual em cada cidade.

 
 
 
Jaguaripe
 
 
 
Atrações:
 

Cachoeiras
 
Cachoeira do Rio Tirirí - Jaguaripe
A Fazenda Alamão se localiza na região de Piquira e o campo de futebol é a melhor referência para quem procura as corredeiras e cachoeira do Rio Tiriri.
Uma trilha de 40 minutos, aproximadamente, leva até a cachoeira protegida pela mata, em um cenário dos mais verdes de Jaguaripe.
Subindo a trilha, uma ponte de madeira para pedestres sinaliza para a casa de farinha na margem direita do rio.
Duração: três horas
Dica: aproveite para descansar, tomar água de coco e conhecer como funciona uma casa de farinha.
Como chegar: saindo de Jaguaripe, 12 km em direção à BA-001, seguindo esta última por 12 km ao sul, em direção à região de Piquira. O campo de futebol é o início da trilha para a Cachoeira do Tiriri.

Cachoeira da Pancada Alta
Pelo menos dois caminhos levam até essa cachoeira, que fica escondida no fundo de um vale encoberto de mata nativa, onde quase não chega a luz do sol.
Para qualquer um dos caminhos, o ponto de partida é o vilarejo de São Bernardo, distrito de Camaçandi, antiga Fazenda São Bernardo, com capela e ruínas de um engenho, à margem do Rio da Dona.
Pela margem direita, chega-se à cachoeira através de uma trilha de baixo impacto e curta duração, no Sítio Nova Esperança.
Na outra margem, a trilha é pela Fazenda Ponte da Felicidade, com um percurso bem maior e com direito à travessia do rio.
Duração: duas horas
Dica: a cachoeira do Rio da Dona é o limite entre as duas propriedades; é necessário um contato prévio para sua visitação.
Como chegar: saindo de Jaguaripe, 12 km em direção à BA-001, seguindo esta última por 2 km ao sul, em direção ao povoado de São Bernardo. Neste povoado, está o Sítio Nova Esperança, enquanto a Fazenda Ponte da Felicidade está localizada do outro lado do Rio da Dona, com acesso através da BA-001. 


Praias
 

Praia de Cações
Localizada no vilarejo de Cações.
Características: areia clara e mar tranqüilo.
Atrativos: boas caminhadas e banhos fazem parte das atrações
 
Praia do Garcez
Localizada entre o Rio Jaguaripe e o Oceano Atlântico. O acesso é feito por barco, a partir de Cacha-Pregos, ilha de Itaparica e da sede de Jaguaripe.
Características: praia deserta, de areia muito branca, onde se encontram búzios enormes; coqueirais e Mata Atlântica fazem parte do trajeto.
Atrativos: ondas fortes atraem os apaixonados pelo surf.
 
Praia de Mutá
Localizada no vilarejo de Mutá.
Características: casas de veraneio contornam a areia clara e o mar tranqüilo do local.
Atrativos: boa para caminhadas e banhos.
 

Rios
 

Rio Jaguaripe
De barco, escuna, lancha ou canoa é imprescindível subir o rio até a cidade de Nazaré, passando por Maragogipinho e suas 60 olarias.
Depois, a embarcação pode descer o Jaguaripe rumo à foz, passando por lugares paradisíacos, com predominância do manguezal, braços de rio e apicum, que formam um lagamar onde diversas espécies se reproduzem.
Na seqüência, as ilhas são Paraíso, Carapeba, Santo Antônio de Jiribatuba e Ilha de Matarandiba, passando por baixo da ponte do Funil, que liga a Ilha de Itaparica ao continente.
Duração: seis horas.
Dica: ao final da tarde, os pássaros são abundantes, principalmente nos percursos de manguezais.
Como chegar: de barco, a partir de Jaguaripe.

 
 
 

 
 
Pesquisa personalizada
 SHOPPING VISITEABAHIA

 

Documento sem título
Google

Copyright 2004 -VisiteaBahia.com.br

Todos os direitos reservados à visiteabahia.com.br * É totalmente proibida a cópia total ou parcial desse site.