Independentemente das críticas que possam ser feitas ao processo de ocupação do seu espaço físico, na questão fundiária, Rondônia mostra uma estrutura onde a pequena propriedade (aqui definidas como unidades de até 100 Ha) representa parcela da maior relevância.
 
Estado de Rondonia

Rondônia é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Norte e tem como limites o Amazonas (N), Mato Grosso (L), Bolívia (S e O), e Acre (O). Ocupa uma área de 237 576,167 km², praticamente igual à da Romênia. Sua capital é a cidade de Porto Velho.

Suas cidades mais populosas são Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal e Vilhena. Seu relevo é suavemente ondulado; 94% do território encontra-se entre as altitudes de 100 e 600 metros. Madeira, Ji-Paraná, Guaporé e Mamoré são os rios principais. Veja a lista de rios de Rondônia.

O clima é equatorial e a economia se baseia na agricultura (café, cacau, arroz, mandioca, milho) e no extrativismo da madeira, de minérios e da borracha, esta última responsável por trazer grande riqueza e pujança durante o chamado ciclo da borracha.

Veja mais informações sobre o Estado