:: Visite a Bahia ::
     
     
Terça, 29/07/2014 - Hoje é dia de Oxumaré (São Bartolomeu) Renovação, crescimento e prosperidade. Contas verdes e amarelas.


Documento sem título
Destinos
Caminhos do Oeste
Barreiras
Bom Jesus da Lapa

 

 

Previsão do tempo:
Barreiras e região


Veja Previsão do Tempo
individual em cada cidade.

 

 
 
 
Bom Jesus da Lapa
 
 
 
Atrações:
 

Ecoturismo
 
A Esplanada ou Adro
A parte externa da gruta de Bom Jesus da Lapa tem uma área de dois mil metros quadrados. Um torreão lembrando um castelo medieval fica no meio do adro, guarnecido pelos doze apóstolos em bronze, modelados pelo escultor local, Deocleciano Martins de Oliveira Filho.
Ainda nesta área, grupos de esculturas representando a Via Sacra contracenam com figuras bizarras, resultado do trabalho de erosão da água no bloco calcário.
 
Grutas

Gruta de Nossa Senhora da Soledade
Localizada em Bom Jesus da Lapa, antigamente sua entrada era feita pelo lado do rio. Para facilitar sua penetração, foi aberto um corredor ou túnel de 20 metros de comprimento. Contam que, quando da abertura do túnel, foi encontrado, dentro de uma cavidade do tamanho de um ovo, um sapo transparente, vivo, de unhas compridas, que pulou fora e desapareceu. No altar, a imagem de Nossa Senhora da Soledade e, do lado esquerdo, quatro esculturas em bronze representando os Quatro Evangelistas, segundo a visão de Ezequiel, que fazem parte de uma oferenda por uma graça alcançada. Ao lado direito, três grandes janelas se abrem para o Velho Chico.
O caminho continua por trás do altar. Primeiro, a “sala dos milagres”, onde são colocados os ex-votos. Em seguida, a gruta de Santa Luzia, aberta em 1965. A imagem de Santa Luzia está sobre uma estalagmite, a 10 metros de altura, tendo ao fundo um conjunto de estalactites em forma de leque. A visita ao santuário se completa com uma subida até o topo do Morro da Lapa, com 93 metros de altura, entre formações rochosas de tonalidade cinza-escuro, em meio à vegetação de caatinga.
O caminho é íngreme e cansativo, mas a recompensa para os que fazem o percurso: uma linda visão panorâmica de toda a região. No topo do morro está o Cruzeiro e a última estação da Via Sacra. Há também aí um ponto de apoio, mantido pela prefeitura, para a venda de água mineral e refrigerantes.
 
Pesca esportiva
 
Pescaria em Bom Jesus da Lapa
Durante o passeio, aproveite o tempo e faça uma boa pescaria. O surubim e o dourado são os maiores peixes do São Francisco.
As canoas sobem e descem o rio num ritmo cadenciado. Antes de chegar a Sítio do Mato, observe o encontro das águas cristalinas do rio Corrente com a água barrenta do São Francisco; elas correm em paralelo durante algum tempo, sem se misturar. O São Francisco é todo navegável até a barragem do Sobradinho e as opções de passeios são inúmeras.
O atendimento ao turista em Bom Jesus da Lapa é feito pela Secretaria de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer, na praça do Livro s/n, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 18h; fone: (77) 481-4942.
 
Rios
 
Rio São Francisco - Bom Jesus da Lapa
Navegar nas águas mansas do rio São Francisco, o "Velho Chico" e seus afluentes é uma opção imperdível em Bom Jesus da Lapa. Em qualquer uma das margens do rio pode-se acertar um passeio de barco, cujo preço varia de acordo com o percurso e o tempo gasto.
No Ranchão, o barqueiro Zuino oferece pequenos passeios até a praia do Porto, com uma parada nas barracas e sob a ponte. Na praia do Porto, outro barqueiro, o Seoni, sobe e desce o São Francisco com seu barco Canadá I, com capacidade para 36 passageiros. Aproveite a paisagem da cidade vista do rio e veja o santuário de um outro ângulo.
Uma boa pedida é alugar um barco e descer calmamente o São Francisco até a cidade ribeirinha de Sítio do Mato, onde ilhas e bancos de areia oferecem praias calmas de águas mornas. Por todo o percurso, a paisagem varia entre barrancas, pequenas plantações de subsistência, áreas de pastagens e povoados, onde lavadeiras e crianças banhando-se estão sempre na paisagem.

 
 
 

 
 
Pesquisa personalizada
 SHOPPING VISITEABAHIA

 

Documento sem título
Google

Copyright 2004 -VisiteaBahia.com.br

Todos os direitos reservados à visiteabahia.com.br * É totalmente proibida a cópia total ou parcial desse site.