:: Visite a Bahia ::
     
     
Sábado, 22/07/2017 - Hoje é dia de Iemanjá ( Nossa Senhora da Conceição ) Deusa e Rainha do Mar. Contas cristal.
Documento sem título
Destinos
Chapada Diamantina
Andaraí
Iraquara
Jacobina
Lençóis
Morro do Chapéu
Mucugê
Palmeiras
Rio de Contas

 

Previsão do tempo:
Lençóis e região


Veja Previsão do Tempo
individual em cada cidade.
 
 
 
Morro do Chapéu
 
 
 
 

Rapel, mountain bike, trekking, trilhas com obstáculos e exploração de cavernas são algumas das muitas possibilidades de esportes radicais que podem ser praticados em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. Uma das maiores concentrações de orquídeas por metro quadrado na Bahia também está em Morro do Chapéu, que exibe um imenso jardim natural, descoberto há algumas décadas pelo paisagista Burle Marx. Como se não bastasse, por aqui também andou o naturalista alemão Augusto Ruski, pesquisando o colibri dourado, uma espécie rara de beija-flor presente na região.
Os atrativos naturais de Morro do Chapéu oferecem inúmeras possibilidades para a prática do turismo ecológico, de contemplação e aventuras radicais.

Destacam-se as cachoeiras do Ferro Doido, do Agreste, do Ventura, Domingo Lopes, a Fonte Termal do Tareco, o buraco do Possidônio, a vila do Ventura, o Centro de Pesquisas Ufológicas, a Cidade das Pedras, as grutas da Igrejinha, do Cristal, da Boa Esperança e, muito especialmente, a gruta dos Brejões, situada na Área de Proteção Ambiental - APA dos Brejões/Vereda do Romão Gramacho.

A cidade, a 1.012 metros de altitude, está ligada à história do coronelismo e do ciclo do diamante na Bahia; oferece um clima dos mais agradáveis, com uma média anual de temperatura em torno de 20ºC, e possui razoável infra-estrutura turística. Entre os atrativos, dentro do perímetro urbano, destacam-se os estilos arquitetônicos de edificações como a igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça, de 1834, a capela de Nossa Senhora da Soledade, de 1911 (construída por Dias Coelho, o mais ilustre dos coronéis de Morro do Chapéu), a prefeitura municipal, do século XIX; e a casa do padre Magalhães, também do século XIX.

A sede do Centro de Pesquisas Ufológicas, sede do Círculo de Pesquisa Porto Cristal de estudos ufológicos, fica à margem da BA-052 e se destaca das outras construções por apresentar, logo na entrada, a réplica de um disco voador. Aí, o visitante poderá inteirar-se das últimas novidades observadas sobre OVNIs e ETs, com Alonso Valdi Régis, que dirige o Centro. Nas imediações também pode ser visitado o orquidário do Projeto Natureza, onde o irmão marista Delmar desenvolve um trabalho de educação ambiental com menores carentes.

 
 
 
 
 

Menu Destinos l Voltar página anterior l Imprimir l

 
 
 
Pesquisa personalizada
SHOPPINGVISITEABAHIA

 

Documento sem título
Google

Copyright 2004 -VisiteaBahia.com.br

Todos os direitos reservados à visiteabahia.com.br * É totalmente proibida a cópia total ou parcial desse site.