:: Visite a Bahia ::
     
     
Domingo, 28/05/2017 - Hoje é dia de Ibejis (São Cosme e Damião) Entidades que se apresentam de maneira infantil.
Documento sem título
Destinos
Costa do Dendê
Baía de Camamú
Boipeba
Cairú
Camamú
Igrapiúna
Ituberá
Maraú
Morro de São Paulo
Nilo Peçanha
Taperoá
Valença

 
Previsão do tempo:
Morro de São Paulo e região


Veja Previsão do Tempo
individual em cada cidade.

 
 
 
 
Taperoá
 
 
 
 

Pequena e plana, Taperoá está localizada à margem do canal que separa o continente do Arquipélago de Tinharé, denominado de Salgado. Originou-se de uma aldeia indígena, São Miguel de Taperoguá, fundada pelos jesuítas sobre uma colina, em 1561. Além de uma bela praça com prédios históricos, a cidade tem uma fábrica de beneficiamento do dendê e um píer de atracação no Canal de Taperoá, denominado de Ponte Nova, onde, no passado, partia o vapor para Salvador. Hoje tem capacidade para receber escunas, saveiros e veleiros de calado de maior porte. A Ponte Nova é hoje um ponto de apoio dos pescadores e dos barcos de pesca, além de servir como porto de desembarque da produção agrícola das ilhas, principalmente dendê, piaçava e coco.
Pode-se fretar barcos para Cairu ou Boipeba. O município possui grandes reservas florestais, onde predominam madeiras nobres como maçaranduba, sucupira, vinhático, putumuju e louro.
Na língua tupi, Taperoá significa “o habitante das taperas ou ruínas”. Vale a pena visitar a Igreja de São Brás (séc XVII) que fica no ponto mais alto da cidade. O acesso à igreja se faz por uma longa escadaria. Do adro da igreja, descortina-se uma bela paisagem de toda a cidade e do braço do mar (Salgado) e, ao fundo, vê-se a ilha de Cairu. O casario, de edificações geralmente térreas, é do final do século XIX e início do século XX. Há belíssimas casas na zona rural, tais como as das fazendas Bela Vista, Genipapo e Bom Retiro. Sobre a qualidade das águas dos balneários da região, é recomendável informar-se antes do banho.

 
 
 

Menu Destinos l Voltar página anterior l Imprimir l

 
 
 
Pesquisa personalizada
SHOPPINGVISITEABAHIA
Documento sem título
 

Copyright 2004 -VisiteaBahia.com.br

Todos os direitos reservados à visiteabahia.com.br * É totalmente proibida a cópia total ou parcial desse site.