:: Visite a Bahia ::
     
     
Domingo, 25/06/2017 - Hoje é dia de Ibejis (São Cosme e Damião) Entidades que se apresentam de maneira infantil.
Documento sem título
Destinos
Costa dos Coqueiros
Camaçari
Costa do Sauípe
Entre Rios
Imbassaí
Lauro de Freitas
Mangue Seco
Praia do Forte
Sitio do Conde

 


Previsão do tempo:
Entre Rios e região


Veja Previsão do Tempo
individual em cada cidade.
 
 
 
 
Mangue Seco
 
 
 
 

Cenário onde se desenrola o romance "Tieta do Agreste", de Jorge Amado, Mangue Seco é a última praia no extremo norte do litoral baiano, fazendo fronteira com o estado de Sergipe.
Mas, o salto do anonimato para a fama foi a novela global "Tieta", onde os personagens apareciam na tela emoldurados pela beleza das numerosas dunas de areia que povoam Mangue Seco, além das paisagens primitivas de rios e do mar.
Mangue Seco tem um atrativo a mais, só encontrado também no rio Amazonas: é a presença do peixe-boi, uma raridade que nada com tranquilidade nas águas do rio Fundo, um dos vários rios que cortam a região. Outro rio que passa por Mangue Seco, o rio Real, também tem uma peculiaridade local: ali, suas águas são um pouco salgadas, o que as torna mais leves e mais adequadas para a natação.
Não resta dúvida, assim, que Mangue Seco conta com uma localização privilegiada, que consegue satisfazer tanto os surfistas, em busca de ondas emocionantes, como os pescadores, que buscam a calma da água doce. Por sinal, é peixe que não acaba mais e de todas as qualidades, desde a arraia até o cação, passando pelo preferido das mulheres "paridas", que é o peixe carapeba.
O vilarejo fica encurralado entre a foz do rio Real - que dia a dia vai escavando suas margens - e as imensas dunas que se movem com o vento e avançam como a querer encobrir tudo. A dificuldade do acesso - de barco, através do rio Real - é o que torna Mangue Seco mais atraente e a mantém naturalmente rústica. As poucas ruas são cobertas de areia fina e macia.
À noite, crianças ainda brincam de roda e de esconde-esconde, longe da televisão, enquanto os visitantes ouvem histórias antigas, contadas por pescadores ou, ainda, participam de serenatas junto à população nativa.
Pouco iluminada, a vila oferece uma noite estrelada; se a lua é cheia, o rio reflete o luar e a paisagem é deslumbrante. Em posição privilegiada, na baía de Estância, Mangue Seco testemunha o encontro dos rios Real, Piauí, Fundo, Guararema, Priapu, e Saguí com o Oceano Atlântico. A mistura de água doce e salgada propicia a formação de extensas áreas de mangue e, conseqüentemente, a fartura de frutos do mar. Na praia de rio, os coqueiros se debruçam, curvando o tronco sobre as águas.
Por toda a margem espalham-se pousadas, bares, restaurantes e casas de pescadores. Os passeios de bugre, de barco e de ultraleve são imprescindíveis para conhecer a região

 
 
 

Menu Destinos l Voltar página anterior l Imprimir l

 
 
Pesquisa personalizada
SHOPPINGVISITEABAHIA
Documento sem título
Sites do Grupo VBTur :
VBTur :Agencia Operadora de turismo Receptivo em Salvador :Ag.receptivo Pacotes de Reveillon :Pct hospedagem
Pacotes de Carnaval : Pct hospedagem Visite a Bahia: Portal de Turismo Bahia Visite o Brasil: Portal de Turismo Brasil
Turismo TV: Webtv sobre Turismo Noticias de Turismo: Noticias s/Turismo Ofertas do Turismo: Ofertas especiais
Leilão de Turismo: Produtos turísticos Central de Escunas: Passeio às Ilhas Turismo Club: Ofertas só p/associados
Aquishow: Portal de Musica e Lazer    

Copyright 2004 -VisiteaBahia.com.br

Todos os direitos reservados à visiteabahia.com.br * É totalmente proibida a cópia total ou parcial desse site.