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A
praça surgiu em 1930, quando a Igreja da Sé
e um quarteirão inteiro de casarões dos séculos
XVII e XIX, foram demolidos para implantação
da linha de bonde elétrico. |
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Praça da Sé |
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Os
Ascensores Públicos |
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A
Cidade do Salvador foi e será sempre, por injução
topográfica, um lugar de ladeiras e, em decorrência,
dos elevadores e planos inclinados.
Predissera este destino Luis Dias, o "mestre de pedrarias"
que veio na comitiva de Thomé de Souza em 1549,
ao escrever as seguintes palavras que a história
recolheu: "...muitas casas podem fazer nestas ladeiras
se isto houver de ir adiante..."
Na recém-nascida capital brasileira, surgiram as
primeiras quatro ladeiras: a da Conceição,
a da Preguiça, e a da Praça.
Em 1604 já existia o caminho que saía da
casa de "Sua Majestade" para a praia da cidade
baixa chamada de "Nossa Senhora da Conceição",
por nela estar situada o templo erguido pelo fundador
da cidade, capitão Thomé de Souza.
Em meados do século XVIII já existiam dez
ladeiras no centro de Salvador, mas, estas (muitas durante
algum tempo verdadeiros caminhos escadeados) "voltavam
para uma e outra parte, a fim de facilitar melhor a subida."
Em 1685 essas ladeiras continuavam ainda tão íngremes
que cronistas da época diziam que "...por
elas se tornava impossível o trânsito de
veículos." (carroças)
Daí pois, a necessidade premente de fazer ascensores
"elevadores" e "planos inclinados",
para facilitar o transporte de mercadorias entre as cidades
alta e baixa. E não há dúvida que
o primeiro ascensor já funcionava no século
XVII.
Como era então esse tal ascensor? Indiscutivelmente
os nossos primeiros planos inclinados eram, segundo um
cronista chamado Pirard de Lavel, que por aqui esteve
em 1610, "uma certa máquina destinada ao transporte
de cargas", o que dá a entender que se tratava
de um tipo de guindaste com dois carrinhos sobre trilhos
a trafegar simultaneamente e desencontradamente.Em 1685,
outro viajante estrangeiro, Francisco Coreal, se referia
ainda ao que chamou de "espécie de guindaste
para o transporte de mercadorias", no que aliás
foi confirmado por um outro viajante que por aqui passou
em 1699, que relatou: "nem todas as cargas subiam
as ladeiras da cidade no dorso dos africanos, dispondo
os negociantes de uma boa talha, em que havia polias e
cordas, subindo uma ponta destas, à medida que
outra descia".
Durante três longos séculos multiplicaram-se
em Salvador os "guindastes". E de tal sorte
que hoje recordamos os "da Praça", mais
ou menos no ponto onde hoje se situa o Elevador Lacerda,
o "dos Jesuítas" conhecido como o "dos
Padres", no lugar onde hoje está o Plano Inclinado
Gonçalves, o "dos Carmelitas", chamado
também de Plano Inclinado do Pilar, e o "dos
Beneditos", construído no século XVIII
e situado entre as ladeiras da Conceição
e da Gameleira.
Somente em 8 de dezembro de 1872, foi entregue à
população o mais famoso ascensor da Cidade:
o Elevador Lacerda. Denominado inicialmente como Elevador
da Conceição, ele tinha somente uma torre
de 58 metros de altura. Reformado e acrescido com uma
segunda torre em 1932, o Elevador da Conceição
foi rebatizado de Elevador Lacerda, em homenagem ao seu
idealizador e construtor Antônio Lacerda.
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