A praça surgiu em 1930, quando a Igreja da Sé e um quarteirão inteiro de casarões dos séculos XVII e XIX, foram demolidos para implantação da linha de bonde elétrico.
.
Praça da Sé
 
Monumento ao Bispo D. Pero Fernandes Sardinha
 
O primeiro bispo do Brasil, Dom Pero Fernandes Sardinha, nasceu em 1495, em Portugal e morreu em 1556, no litoral de Alagoas, quando a nau que o conduzia naufragou. Ele e os outros náufragos foram mortos e devorados pelos índios Caetés.
Durante os quatro anos (de 1552 a 1556) em que ficou em Salvador, a Capital do Brasil, foram muitos os atritos entre ele e o padre Manoel da Nóbrega, e também com o filho do segundo governador-geral D. Álvaro da Costa.
Com a desapropriação da Igreja da Sé, ficou acertado entre a Diretoria de Obras da Prefeitura e o Arcebispado que seria colocado um monumento em homenagem ao primeiro bispo do Brasil, no lugar que assinalasse a exata posição do altar mor da igreja demolida. Esse monumento, inaugurado no dia 29 de junho de 1944, era constituído de um busto feito em bronze, sobre um pedestal de cantaria (granito).
O projeto foi aprovado pela Prefeitura em 12 de novembro de 1941 e sua execução foi confiada ao escultor Bellando Bellandi e custou aos cofres públicos a importância de Cr$40.000 (quarenta mil cruzeiros)