:: Visite a Bahia ::
     
     
Terça, 22/07/2014 - Hoje é dia de Oxumaré (São Bartolomeu) Renovação, crescimento e prosperidade. Contas verdes e amarelas.


Cultura
Praça da Sé
A Origem
Limites
A Antiga Igreja da Sé
O Palácio Arquiepiscopal
Monumento ao Bispo
Plano Inclinado
Predio da Cia de Energia
Igreja e Santa Casa de Misericórdia
Os Ascensores Públicos
 
 
 
 
 
 
A praça surgiu em 1930, quando a Igreja da Sé e um quarteirão inteiro de casarões dos séculos XVII e XIX, foram demolidos para implantação da linha de bonde elétrico.
.
Praça da Sé
 
Igreja e Santa Casa de Misericórdia
 
Situa-se o conjunto arquitetônico da Santa Casa da Misericórdia entre as praças Municipal e da Sé, no Centro Histórico de Salvador.
O conjunto começou a ser desambientado com a demolição da Igreja da Sé em 1933.
A demolição, em 1973, de três edifícios públicos imediatamente vizinhos, para a criação de um estacionamento e de uma praça elevada, expôs a visão da fachada lateral do conjunto onde antigamente funcionava um hospital.
Edifício de elevado valor monumental, desenvolvido em torno de um claustro quadrado, a Santa Casa da Misericórdia possui uma igreja com altar-mor de Antônio Rodrigues Mendes (1774), alterado em 1791, dois altares laterais de Félix Pereira Guimarães (1790/91), teto em caixotões, com painéis atribuídos a Antônio Rodrigues Braga (1720) e pinturas de 1777, como a visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel, quadro para fundo do retábulo, atualmente na secretaria, e seis painéis laterais (1792) da capela-mor.
Em 1722 foram introduzidos painéis de azulejos representando as procissões de fogaréus e dos ossos. Existem ainda azulejos avulsos do mesmo período, com figuras de pássaros e flores.
Guarda a Santa Casa uma valiosa galeria de retratos de provedores e benfeitores, que inclui: dez telas de Manuel Lopes Rodrigues, oito de J. A. da Cunha Couto, doze de Oseas, nove de Vieira Campos e ainda telas de Lourenço Veloso, João Campos Lopes e outros.
Contando ainda com móveis e alfaias do século 17 e 18, o acervo da instituição é um dos mais importantes do Estado.



 
 
 
 
 
Documento sem título
 
 
 
 
 
 
 

 

Documento sem título

Copyright 2004 -VisiteaBahia.com.br

Todos os direitos reservados à visiteabahia.com.br * É totalmente proibida a cópia total ou parcial desse site.